«Luz Sublime"

Início » ACERCA » Porquê Swedenborg?

Porquê Swedenborg?

Arcana Cœlestia, first edition (1749), title page

Arcana Cœlestia, first edition (1749), title page (Photo credit: Wikipedia)

Os escritos sagrados de Swedenborg são aquilo que Jesus, levou o génio cientista místico Sueco do sec. XVIII, a escrever, trazendo à luz dos nossos dias, o significado do Antigo Testamento.

As pessoas que têm mais experiência de uma disciplina espiritual, sabem como escrituras sagradas, são uma parte crucial do caminho místico, chamado de regeneração ou segundo nascimento, e consistindo no processo de transformação do ser humano, num filho da luz divina, num filho de Deus, como diz o próprio Jesus. No Oriente, são usados outros termos.
Mas, no Ocidente, temos uma crise espiritual.
Estudando Swedenborg, os portugueses, e com eles, a Lusofonia, podem passar de meros participantes e sobretudo vítimas da crise, a transportadores, protectores e arautos da transmutação das substâncias destiladas pela dissolução desta crise, numa construção de um florescimento e renascimento verdadeiramente espiritual.

Muitas pessoas, por vezes as mais libertas ou compassivas, não se identificam com os escritos sagrados cristãos, e sobretudo com o Antigo Testamento, já que o mesmo aparenta estar repleto de crueldade, barbaridade e opressão feminina, revelando um Deus contrário àquele, que por sua vez é defendido e definido pela religião cristã. Swedenborg porém, escreveu, revelando o sentido interno das palavras usadas no Antigo Testamento. Esta compreensão, devolve à humanidade e ao Ocidente, os verdadeiros ensinamentos de Jesus, na sua pureza, em toda a frescura e novidade. Permite aos que procuram os processos de se transformarem a si próprios, pela yoga, pela meditação, pelo silêncio mental, e pelo encontro e descobrimento da consciência, não terem que se refugiar nas escrituras orientais budistas ou hindus com cujo significado literal se identificam. E, perante as maravilhas da verdade de Cristo, poderem realmente, reentrar no seio da sua Luz e seus únicos mistérios do Amor.

Os ensinamentos da obra sacra de Swedenborg, que verdadeiramente, são de Jesus, formam um tesouro de riquezas infinitas, satisfazendo as mentes mais inteligentes, e as exigências racionais dos homens e mulheres do sec. XXI, e seguintes. No entanto, permanece espaço indefinido e livre para diferentes aproximações, da parte de diferentes povos, culturas, e grupos, e suas venturas Humanas de descoberta da consciência. Aliás, porque a própria Bíblia, é uma descrição da abundância de diferentes ritos, e tradições culturais, que podem, todas elas de formas diversas, serem venerações do mesmo Deus, e do amor ao próximo. Como por exemplo, Swedenborg afirma sê-lo a religião original do Antigo Egipto, enquanto que a nós nos foi ensinada como mera mitologia ou superstição politeísta. Ora acontece que esta espiritualidade do — chamemos-lhe por momentos — Antiquíssimo Egipto, está na própria base das Escrituras Sagradas a que se refere Jesus, quando ele diz que veio para cumprir as escrituras, sendo essa espiritualidade de uma linhagem de verdade, saber e amor divinos, essenciais a toda a Terra, Ocidente e Oriente.

 


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s